sexta-feira, 15 de maio de 2009

Para pensarmos

Recebi há uns dias atrás, via e-mail, de uma pessoa amiga, o seguinte texto: Falando sobre conflitos de gerações, o médico inglês Ronald Gibson começou uma conferência citando quatro frases:
1. "A nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, despreza a autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Os nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem aos pais e são simplesmente maus."
2. "Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque esta juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível."
3. "O nosso mundo atingiu o seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais os pais. O fim do mundo não pode estar muito longe."
4. "Esta juventude está estragada até ao fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Eles nunca serão como a juventude de antigamente... A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."
Após ter lido as quatro citações, ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam às frases.
Então, revelou a origem delas:
- a primeira é de Sócrates (470-399 a.C.)
- a segunda é de Hesíodo (720 a.C.)
- a terceira é de um sacerdote do ano 2000 a.C.
- a quarta estava escrita num vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilónia e tem mais de 4000 anos de existência.

Embora desconheça a veracidade, destas frases, mas partindo do princípio que o serão, não haja dúvidas que elas poderiam ter sido escritas na actualidade.
Algo idêntico acontece, por exemplo, a quem ler as “Cartas de Inglaterra” escritas por Eça de Queiroz no final do sec. XIX.
Se lermos certas partes dessas cartas, pela primeira vez, sem sabermos que o texto foi escrito por Eça de Queiroz no sec. XIX, pensaremos que estamos perante um texto actual.
E como estes exemplos, seguramente encontraremos muitos mais.
Será apenas coincidência?
Ou será que, em muitos aspectos, o Mundo não mudará tanto como por vezes nos parece, nem hoje o ser humano será tão diferente do que terá sido no passado!
Qual é a vossa opinião?

Sem comentários:

Enviar um comentário